Ponha valor de volta ao seu solo.

Muito ênfase foi colocado em “limpar a terra”, retirando materiais orgânicos para melhorar a segurança contra incêndios. Mas para realmente melhorar a sua terra – seja em florestas, jardins domésticos ou pomares – você também precisa de colocar material orgânico de volta para alimentar e proteger o solo.

Na nossa horta e pomar, usamos uma combinação de cobertura de folhas e palha de madeira. E isso funciona muito bem! O papelão fica no topo do solo coberto com ervas daninhas e uma camada de aparas de 7-10 cm ficam na superfície. Esse método é usado em hortas e permaculturas em todo o mundo, e encontrará alguns links abaixo para artigos e vídeos do YouTube que pode explorar.

Wood Chip On Garden
  • Um cobertor de aparas de madeira na sua terra ajudará a evitar a erosão do solo.
  • A temperatura da superfície do solo pode exceder 55° C no verão. O cobertor age como um isolante e pode arrefecer a temperatura do solo até 25º C.
  • Diminui a taxa de evaporação da humidade do solo. Após um período de 13 dias sem chuva, nós verificamos o solo por baixo do “lençol” de madeira e descobrimos que ainda estava bastante húmido.
  • Solo mais saudável e plantas mais produtivas.
  • Durante os longos períodos de seca do verão, usamos apenas cerca de 40% da água de que precisávamos antes de fazermos o “tapete” de aparas de madeira (mulch).
  • O cobertor de madeira / palha é biodegradável  e transforma-se em solo excelente e rico.
  • Fornece alimentação orgânica de libertação lenta durante anos.
  • Incentiva as minhocas que arejam e fertilizam o seu solo.
  • Incentiva também os fungos micorrizais que tornam as árvores mais saudáveis.
  • Oferece um bom ambiente para o cultivo de cogumelos comestíveis.
  • Também ajuda a suprimir o crescimento de ervas daninhas, o que é bem-vindo e facilita o trabalho.
Alguns Links Úteis

Um relatório da Deutsche Welle. Ecossistemas antigos arrasados.

A floresta do Pinhal de Leiria com 700 anos, em Portugal, foi destruída durante os incêndios florestais que varreram a Europa no verão de 2018. A destruição de 80% da floresta – lar de todos os tipos de insetos, pássaros e mamíferos – foi destruída. Apesar da ajuda de voluntários locais, poderá demorar até meio século para o solo se regenerar.

https://www.dw.com/en/forests-can-take-decades-to-recover-from-fire/g-47682410/ 

Aqui está um excelente site que elimina muitos dos mitos e equívocos sobre o uso de aparas de madeira. Mostra como os níveis de nitrogênio melhoram o seu solo – e muito mais.

https://learningandyearning.com/wood-chips/

Prós e contras de tecido de paisagem vs. papelão para cobertura de folhas e aparas.

Desfaz mitos e equívocos sobre o uso de aparas e como os níveis de nitrogénio melhoram o solo.