Respostas às suas perguntas sobre o mulch

Já usou  ‘woodchip mulch’? Existem muitos mitos e equívocos sobre as maneiras certas e erradas de usar aparas de madeira em a sua terra. Aprenda os fatos. Leia sobre os nossos experimentos e experiéncias no nosso próprio jardim e pomar no centro de Portugal. Também, ‘click’ os ligações e leia os estudos científicos que podem surpreendê-lo!

R: Não – isso é um mito. As aparas de eucalipto oferecem fósforo e potássio úteis que se decomporão sem prejudicar as suas plantas.  Ele irá lentamente apodrecer e transformar-se em húmus nutritivo. Naturalmente, o melhor equilíbrio nutricional vem de uma mistura de aparas de diferentes árvores. Dê uma espreitadela em: http://www.patwelsh.com/fertilizer/chipped-eucalyptus-wood-and-leaves-from-tree-trimmers/

R: Não. No entanto, é verdade que no nível mais baixo das suas aparas, onde ele é mais húmido e faz ligação com o solo ou a cobertura morta (papelão, material biodegradável ou outro material), as aparas são ácidas. Mas, inversamente ao que você pode pensar, não há evidências científicas de que a acidez do solo é maior. A Universidade de Washington, em Seattle, é uma das principais universidades de pesquisa do mundo. Aqui está um PDF interessante sobre aparas de madeira. Tenho certeza que você achará interessante.

R: Sim! As árvores serão beneficiadas, contanto que NÃO empilhe as aparas como um “vulcão” ou permita que as aparas de madeira se encostem à casca da árvore. Mantenha -as afastadas pelo menos 10-20 cm a partir da base das suas árvores, ou vai (a) incentivar as raízes  secundárias das árvores a crescer por cima das folhas húmidas, e (b) pode obter rasgos na casca das árvores e concequentes infecções fúngicas. Assista a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fI12XNNqldA

R: Um cobertor de aparas de madeira na verdade inibe a evaporação do solo, as suas camadas inferiores estão sempre húmidas e começam a decompor-se imediatamente – assim como os fragmentos florestais funcionariam naturalmente. Isto significa que, uma vez espalhada no solo (após as chuvas de inverno, são melhor época para espalhar aparas de madeira em Portugal), o risco de incêndio é baixo. 

É claro que esperamos que não faça nenhuma asneira, como colocar uma grelha de churrasco diretamente em cima de uma apara de madeira, ou usá-la ao lado do seu jardim queimando. área!

R: Este é um mito muito comum, baseado em num mal entendido em como usar as aparas de madeira corretamente.
Lembre-se, isso é palha, não composto. Deixe a cobertura no solo,  não a enterra. O nitrogénio é consumido pelas aparas de madeira apenas no nível em que as aparas tocam a superfície do solo ou do papelão, porque é onde começa a decompor-se. E é por isso que você planta sempre as suas plantas por abaixo do ‘chip’ e por abaixo de qualquer cobertura de folhas. Um estudo de 15 anos da Universidade de Cornell sobre o uso das aparas de madeira com as hortaliças mostrou que, com o tempo, os níveis de nitrogénio no solo aumentaram onde as aparas eram usados. Leia isto: https://www.uvm.edu/vtvegandberry/Pubs/Wood%20Chips%20in%20Vegetable%20Production.pdf

R: A melhor fonte segura  que conhecemos é “Cultivando Gourmet e Cogumelos Medicinais” de Paul Stamets (disponível como e-book), o “guru” internacionalmente reconhecido de todas as coisas relacionadas com o cultivo de cogumelos ao ar livre ou em laboratório – não apenas para comer ou como remédio, mas também para remover ou filtrar os poluentes como óleo e pesticidas da água ou do solo. Ele fala sobre que variedades comestíveis podemos tentar, com fotos passo a passo, mostrando todo o processo e resultados. Vamos experimentar três variedades saprófitas (comedores de madeira) em nossa horta este ano: Shiitake (Lenticula edodes); Rei Stropharia ou Cap Wine (Stropharia rugoannulata); e Enokitaki (Flammulina velutipes). Fique atento aos resultados!

R: Se quiser manter um bosque seguro e saudável, definitivamente elimine os seus resíduos florestais! Perceba que, a menos que os restos de madeira sejam quebrados em partes menores com muito mais área de superfície, pode levar décadas para decompor e devolver os nutrientes à sua floresta – ou o que resta dela. Os fungos benéficos procuram e invadem detritos caídos onde entram em contato com o solo. Eles formam uma vasta rede de micélio filiforme sob o solo e estabelecem uma relação micorrizal simbiótica (mykes grego = fungo + rhiza = raiz) com as árvores. Árvores e arbustos dão aos fungos os açúcares de que precisam (porque não conseguem fotossintetizar), e os fungos devolvem água e nutrientes minerais. LEMBRE-SE: se você tirar as árvores e não fragmentar os detritos restantes para serem decompostos.

Gostaríamos que você compartilhasse connosco as seus experiências ou as suas dúvidas sobre o uso de aparas de madeira no seu jardim ou horta. Por favor use o formulário abaixo. Obrigado.


This site is protected by reCAPTCHA and the Google
Privacy Policy and
Terms of Service apply.